
Vamos tratar agora sobre os motivos que levaram a eclosão da I Guerra Mundial:
As Disputa dos mercados internacionais pelos países industrializados, que não conseguiam mais escoar toda a produção de suas fábricas levou a série de tensões entre as nações, exemplo disso a acirrada disputa entre a Inglaterra e a Alemanha. Atritos entre as grandes potências devido a questões coloniais eram frequentes Alemanha, Itália e Japão participaram com atraso da corrida neocolonialista e estavam insatisfeitos com as poucas colônias que haviam adquirido.
Essa questões exacerbação do nacionalismos europeus, manipulados pelos respectivos governos como um meio de obter a adesão popular à causa da guerra e das disputas imperialistas. Há que considerar ainda o nacionalismo das populações que se encontravam sob o jugo do Império Austro-Húngaro ou do Império Russo e ansiavam pela independência. O Reino da Sérvia aspirava à formação de uma Grande Sérvia; para tanto, pretendia anexar o vizinho Reino do Montenegro e as regiões da Bósnia-Herzegovina, Croácia e Eslovênia, pertencentes ao Império Austro-Húngaro. As ambições sérvias eram respaldadas pela Rússia, desejosa de consolidar sua influência nos Bálcãs para ter acesso ao Mar Mediterrâneo. O decadente Império Otomano (Turquia), apelidado O Homem Doente da Europa, vinha sofrendo uma dupla pressão: da Rússia, que tencionava apossar-se dos estreitos do Bósforo e dos Dardanelos, e da Grã-Bretanha, que desejava libertar as populações árabes do domínio turco, a fim de poder explorar o petróleo do Oriente Médio. Tal situação levou o governo otomano a se aproximar da Alemanha, em busca de ajuda técnica e militar.
Prof. Assis Leão
2 comentários:
Porque a Servia queria se juntar com o Reino do Montenegro,Bósnia-Herzegovina, Croácia e Eslovênia?
Matheus, a resposta é simples. A etnia comum a todos esses territórios era a eslava. A Sérvia utilizava este argumento para aumentar o seu prestígio e construir mais um grande império na Europa. Esse fenômeno ficou conhecido como Pan-eslavismo.
Postar um comentário