quinta-feira, 19 de março de 2009

O surgimento das primeiras cidades

Pré-antiguidade
Durante a pré-história, os homens eram primariamente nômades, movimentando-se de uma região para outra constantemente, em busca de água e alimentos. Entre 13 a 10 mil anos atrás, várias civilizações começaram a dominar a técnica da agricultura e da pecuária. As civilizações que dominaram estas técnicas passaram a estabelecer-se em uma região, em caráter permanente. Assim, as primeiras vilas apareceram - quase sempre em torno de rios e lagos, dado a necessidade de irrigação. A grande maioria dos habitantes de vilas neolíticas trabalhavam na agricultura e na criação de animais domésticos.
A organização destas vilas neolíticas era simples, e não haviam líderes. A pequena população destas vilas, quase nunca acima de mil pessoas, permitiu aos habitantes destas vilas fazer decisões em conjunto. A maioria dos habitantes destas vilas passaram a ficar contra roubos e violência físicas, e aplicando punições aos que cometiam estes crimes. Não existiam leis e líderes. Pessoas de uma dada comunidade respeitavam outros membros da comunidade, esperando em troca serem respeitados. A diferenciação em classes era inexistente.
Entre 8000 a.C e 3500 a.C, algumas destas vilas neolíticas haviam prosperado, tendo evoluído em pequenas áreas urbanas com alguns milhares de habitantes.
Antiguidade
As primeiras cidades desenvolveram-se na Mesopotâmia, mais especificamente, em torno do Rio Eufrates, em torno de 3500 a.C. Em torno de 2000 a.C, as primeiras cidades começaram a desenvolver-se em torno do Rio Nilo e na China. Tais cidades eram significantemente maiores do que as vilas neolíticas. Estas cidades também dispunham de estruturas mais complexas, inexistentes nestas vilas, como grandes depósitos para estoque de alimentos e templos religiosos. A maioria dos habitantes destas cidades já não trabalhavam mais na agricultura, e sim no artesanato ou no comércio de produtos e serviços em geral.
Bom estudo!!!
Prof. Luciano

Nenhum comentário: