domingo, 22 de março de 2009

Resposta a Vinícius 7ª Série A

Caro Vinícius, a revolta do Maranhão ocorreu por causa de questões relacionadas a falta de mão de obra e abastecimento na região. Os colonos foram obrigados a cada vez mais escravizar os índios e esse fato levou a um conflito entre colonos e jesuítas na área. A solução encontrada pela coroa portuguesa foi instalar uma companhia de comércio. De vez esta companhia resolver acabou criando mais problemas quanto ao fornecimento de mão de obra e abastecimento. Os problemas iam desde o simples fornecimento até a adulteração dos pesos e medidas nas balanças. Essa situação gerou revolta e descontentamento.

Já no caso da Guerra dos Mascates, em Recife e Olinda, foi uma questão sobre a emancipação do porto de Olinda. Um conflito entre os comerciantes portugueses, desejosos de receber os atrasados dos senhores de engenho de Olinda.

Qualquer dúvida poste nova mensagem...

3 comentários:

B. disse...

prof. Assis me explica por favor, o que é Penestroika e Glasnost?

Professores da EIA disse...

Brenda, eu já expliquei isso ontem. Pois bem, Perestróika foi o processo de abertura econômica da URSS, marcando a passagem de uma economia planificada para uma economia de mercado.

Professores da EIA disse...

A Glasnost foi o processo de abertura política da então URSS, onde marcou o fim do unipartidarismo, a existência de um só partido.