terça-feira, 25 de agosto de 2009

GABARITOS DAS PROVAS DE HISTÓRIA - 5ª E 6ª SÉRIES

SEGUEM OS GABARITOS E O COMENTÁRIO DA 1ª QUESTÃO DA PROVA DA 6ª SÉRIE COMO PROMETIDO:

5ª SÉRIE:

01 - A
02 - C
03 - C
04 - B
05 - D
06 - B
07 - D
08 - A
09 - B
10 - E

6ª SÉRIE:

1: Corrupção do clero religioso: para ganhar dinheiro, o alto clero de Roma iludia a boa fé das pessoas através do comércio de relíquias sagradas.

Venda de indulgências

A maior parte dos sacerdotes desconhecia a própria doutrina católica e demonstrava absoluta falta de preparo para funções religiosas.

Com a utilização da imprensa, aumentou o número de exemplares da Bíblia que podiam chegar às mãos dos estudiosos e da população.

A Igreja católica, durante o período medieval, condenava o lucro excessivo (a usura) e defendia o preço justo. Essa moral econômica entrava em choque com a ganância da burguesia. Grande número de comerciantes não se sentia à vontade para extrair o lucro máximo. Viviam ameaçados com o inferno.

Com o fortalecimento das monarquias nacionais, os reis passaram a encarar a Igreja, que tinha sede no Vaticano e utilizava o latim, como entidade estrangeira que interferia em seus países. A Igreja, por seu lado, insistia em se apresentar como instituição universal que unia o mundo cristão.

A Reforma Protestante correspondeu a esses interesses nacionalistas. Exemplo: a doutrina cristã dos reformadores foi divulgada na língua nacional de cada país e não em latim, o idioma oficial da Igreja.

2: E
3: D
4: C
5: B
6: C
7: D
8: C


BOA SORTE!!!

Nenhum comentário: