terça-feira, 31 de agosto de 2010

Gabaritos e comentários da prova de História - 7ª e 8ª séries

Caros alunos e alunas

segue abaixo os gabaritos e os comentários das questões discursivas

7ª Série


1 - B
2 - A
3 - C
4 - E
5 - C
6 - A
7 - A

8 - QUESTÃO DISCURSIVA (COMENTÁRIO):

Para responder essa questão era necessário escrever um texto comparando a situação da Venezuela governada por Hugo Chávez e a América Latina na época da independência das colônias espanholas. Segue uma possível linha de raciocínio:

Lembremos que a América espanhola era explorada, tendo em vista o estabelecimento do pacto colonial, empreendido por Portugal e Espanha, o que caracterizava na América latina o estabelecimento de colônias de exploração.
Contra a opressão espanhola, os americanos lutaram, de forma a se tornarem independentes da nação exploradora.
Hoje, séculos após a independência dessas colônias, vemos o presidente Chávez tentando se afirmar no poder da Venezuela como um ditador vitalício aos moldes de Fidel Castro. Assistimos com isso uma certa forma de colonização, essa não idêntica à empreendida pela Espanha, mas uma colonização ideológica, que retira dos americanos livres o direito de liberdade de expressão.


8ª SÉRIE


1 - C
2 - B
3 - B
4 - C
5 - D
6 - B
7 - C

8 - QUESTÃO DISCURSIVA (COMENTÁRIO):

Para responder essa questão era necessário o conhecimento sobre o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), criado no governo de Getúlio Vargas, com a finalidade de criar uma imagem positiva do governante populista.

Uma linha de raciocínio proposta segue abaixo:


O papel do DIP era muito mais amplo do que censurar a imprensa e as artes. Ele tinha também como finalidade difundir a ideologia do Estado Novo junto à população, sendo responsável pela propaganda interna e externa, organizando manifestações cívicas, festas patrióticas e outros eventos governistas. Ele igualmente foi responsável pelo programa "Hora do Brasil", criado para divulgar as ações do governo e que existe até hoje. Como programa nacional, o DIP funcionava com uma política semelhante às chamadas "leis de mordaças", que censuram notícias veiculadas pela imprensa atual, como uma nova forma de controle do governo.
Nesse sentido, por meio do texto podemos observar a presidente da Argentina empreendendo uma nova forma de mordaça, criticando a atuação da imprensa nacional.
Essas medidas só servem para coibir a liberdade de imprensa das sociedades democráticas atuais.


ESPERO QUE TENHAM SE SAÍDO BEM NAS AVALIAÇÕES


ABRAÇÃO



PROF. LUCIANO JR

Nenhum comentário: